No ar 24 horas por dia!

Projetos da XVII Fecitec unem sustentabilidade e tecnologia para fazer a diferença em Santa Catarina

Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp

Fotos: Roberto Zacarias/Secom GOVSC

Iniciativa do Governo de Santa Catarina reúne mais de 100 trabalhos destaque da rede estadual de ensino

Os estudantes da rede estadual de ensino se inspiraram no tema “Culturas Inteligentes: inovações sustentáveis para a cidade e o campo”, da XVII Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (Fecitec), para usar a criatividade e desenvolver projetos unindo sustentabilidade e tecnologia. O evento promovido pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), reúne 212 alunos de todas as regiões do estado que se classificaram através das feiras escolares e regionais, realizadas pelas unidades escolares, pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e pelo Instituto Estadual de Educação (IEE).

“É muito gratificante ver tantos trabalhos grandiosos ganharem forma, e pensando além da escola. Nossos alunos desenvolveram projetos humanizados e de grande impacto para suas regiões e comunidades. A rede estadual têm um potencial incrível e estamos demonstrando isso aqui na Fecitec. Nosso governador Jorginho Mello está colocando a educação como prioridade e os resultados desse trabalho, aliado ao empenho de todo o nosso time da SED, estão aparecendo”, ressalta a secretária de Estado da Educação Luciane Bisognin Ceretta.

Os projetos têm supervisão de 107 professores e serão expostos ao longo desta quarta-feira, 5, e do início da manhã de quinta, 6. Os trabalhos passarão pela avaliação de 59 servidores da SED. A Fecitec se consolida como uma oportunidade de socialização do conhecimento produzido no ambiente escolar e instrumento de divulgação científico-cultural, abrangendo diversas áreas do conhecimento e proporcionando a interação entre estudantes, professores e a comunidade.

“O nosso projeto consiste na sustentabilidade e no recolhimento de pneus. A gente pega esses pneus e transforma em caminha pet e lixeiras sustentáveis, que é a ação social do nosso projeto. As nossas lixeiras vêm com o intuito de ajudar, não só nas escolas, mas também ajudar o meio ambiente em si”, conta a estudante Sabrina Baldin, da EEB Colombo Machado Salles, localizada em Três Barras.

A troca de experiências fortalece a criatividade e estimula o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e a autonomia intelectual. O fomento ao conhecimento científico e tecnológico é fundamental para o desenvolvimento interdisciplinar dos estudantes e os prepara para os desafios do mundo contemporâneo desde cedo.

“A tecnologia é o principal método da inovação hoje em dia. E o incentivo principal vem das escolas,e de eventos como a Fecitec, que incentiva os alunos a procurarem, a criarem algo novo. A gente aprende com muitos trabalhos, eles aprendem com o nosso e, no momento que a gente voltar para a nossa cidade, vamos ter muito mais informações”, destaca o estudante Murilo Moser, da EEB São João Bosco, de Apiúna.

O encerramento da Feira será realizado na quinta-feira, 6, às 11h, quando haverá a premiação e serão conhecidos os vencedores nas categorias ensino fundamental anos finais, ensino médio e ensino profissionalizante.

“Todos os trabalhos que estamos vendo aqui na Fecitec demonstram como os alunos da nossa rede estadual são capacitados. O incentivo à tecnologia e à inovação proporcionado pelo nosso governador Jorginho Mello e pela secretária Luciane Ceretta já está colhendo frutos, com certeza”, completa a presidente da XVII Fecitec, Graziela Hoeller da Silva dos Santos.